PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca, no Brasil) é uma série televisiva americana que foi transmitida originalmente durante os anos de 1984 a 1988, em 88 episódios. Nos Estados Unidos, a série foi exibida na NBC entre 16 de setembro de 1984 a 7 de setembro de 1986, tendo sido exibida novamente por syndication entre 26 de setembro de 1987 a 27 de maio de 1988.

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

A série gerou também um desenho animado, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT com o nome de Punky, A Levada da Breca, repetindo o mesmo sucesso dos Estados Unidos. Em 2008, a série foi comprada pela Rede Bandeirantes de televisão. A dublagem original, realizada nos estúdios da Elenco, pertence exclusivamente ao SBT, e por essa razão a série foi totalmente redublada. A primeira reexibição da série pela emissora ocorreu em 25 de dezembro de 2008, com um especial de natal.

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Em 10 de agosto de 2015, a série volta a grade de programação do SBT às 13:30, com a sua dublagem clássica., No dia 31 de agosto de 2015, voltou a ser cancelada, sendo Substituído pela série Dupla do Barulho. Penélope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada (supostamente) por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe, que a levou até um supermercado (shopping center na dublagem brasileira) em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon, no original). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá. O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia Alves (Cherie Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza Alves (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Júnior Anderson (Allen Anderson), e a esnobe Margot (Margaux Kramer). Há vários episódios memoráveis durante a série, como um no qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio, e Punky e Margot salvam sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória aprendidas na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série, no qual trata de abuso sexual de menores.

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Canção-tema A canção-tema da série, chamada "Every Time I Turn Around", foi escrita por Gary Portnoy e Judy Hart Angelo, sendo cantada pelo próprio Portnoy. Na dublagem da Elenco, foi composta uma canção-tema totalmente diferente da original, de autoria de Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi.

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Dublagem Versão Elenco (SBT) Penélope 'Punky' Baker (Soleil Moon Frye): Denise Simonetto Arthur Bicudo (George Gaynes): Mário Jorge Montini Luíza Alves (Susie Garrett): Isaura Gomes Cátia Alves (Cherie Johnson): Márcia Gomes Margot Kramer (Ami Foster): Telma Lúcia Júnior Anderson (Casey Ellison): Angélica Santos Michael 'Mike' Fulton (T. K. Carter): Luís Carlos de Moraes Eduardo 'Edu' Malvin (Eddie Deezen): Orlando Viggiani

PUNKY, A LEVADA DA BRECA

Punky foi exibida primeiramente pelo SBT, entre 1989 e 2000. Apesar de exibir regularmente o seriado, a emissora frequentemente cortava episódios para ajustá-los ao espaço disponível na grade de programação. Na dublagem clássica da Elenco, era comum haver certas referências ao Brasil, como a moeda ser o Cruzado em vez do Dólar. No episódio do jogo de beisebol, foi feita uma citação ao ex-presidente Tancredo Neves e no episódio 2, o zelador Edu (Eddie), diz ter sido assistente no edifício Joelma, que segundo ele teria incendiado há pouco (o que configura um grave erro na dublagem, já que o Joelma foi destruído pelo fogo nos anos 70). Anos depois, em dezembro de 2008, a série voltou a ser exibida, desta vez pela Rede Bandeirantes. A nova dublagem e o horário não agradaram ao público e a emissora, já em fevereiro de 2009, retirou do ar a série, que apresentava baixos índices de audiência. Em agosto de 2015, é anunciada a volta da série para grade de programação do SBT, com sua dublagem clássica. Porém, foi retirada novamente da grade de programação em 31 de agosto de 2015 


FONTE:Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                  Punky - A Levada da Breca | Punky e a Casinha da Árvore

                                                    Punky - A Levada da Breca | Basta Dizer Não

Punky - A Levada da Breca | A Procura de Mamãe

> >

Comentários