OS SMURFS

Les Schtroumpfs (Os Smurfs (título no Brasil) ou Os Estrumpfes (título em Portugal)) é uma franquia de mídia criada pelo belga Pierre Culliford, mais conhecido pelo seu nome artístico Peyo.

OS SMURFS

A ideia sobre a língua e o nome usados pela franquia começou durante um almoço em 1945, quando o autor acabou criando a palavra "Schtroumpf", que se refere às pequenas criaturas azuis. As personagens apareceram pela primeira vez em 1958 na história em quadrinhos de Johan et Pirlouit como coadjuvantes. Os leitores gostaram das novas criaturas e, devido a grande sucesso da nova criação e pedido dos editores, uma série de história em quadrinhos dedicada a eles foi criada. No ano de 1981, a Hanna-Barbera Productions, contando com a participação do criador da franquia, fez uma série de animação dos Smurfs. A criação de Peyo se expandiu também para os filmes, que incluem Os Smurfs e Os Smurfs 2, jogos, brinquedos, propagandas e parque temático.

OS SMURFS

Os Smurfs são criaturas azuis humanoides, eventualmente classificadas como duendes, que usam, em maioria, uma vestimenta uniforme (usam um barrete frígio, uma calça e um par de sapatos brancos sem o comum uso de roupas como camisas ou camisetas), possuem seus nomes normalmente ligados com suas características e moram em uma vila em meio de uma floresta. Essa vila possui mais de cem habitantes e tem como líder dela Papai Smurf.

OS SMURFS

Os episódios contam a história sobre a vida dos Smurfs, narrando sobre o cotidiano deles, as caçadas de Gargamel, principal antagonista da série, e as eventuais aventuras que podem acontecer com eles. O enredo emprega, no geral, elementos de fantasia; aventura e comédia. Não há um protagonista somente, entretanto a franquia possui personagens que com frequentes participações na onde ela aparece como Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Joca, Robusto e Desastrado.

OS SMURFS

Smurf é uma raça fictícia antropomórfica. Eles possuem praticamente a mesma forma: com altura equivalente a três maças de altura e pele azul. Possuem um longo período de vida, um Smurf equivalente ao adulto jovem humano possui cem anos e o Papai Smurf, líder da vila dos Smurfs e equivalente a um adulto humano de meia idade, possui 542 anos.

OS SMURFS

Na vila dos Smurfs, se há mais de cem Smurfs, o número original dos quadrinhos, e a população varia dependendo da mídia: dentro dos quadrinhos e da série animada se há 107 Smurfs, contando a presença de Smurfette, Bebê, Sassette, Vovô e Vovó; do filme Os Smurfs e suas sequências são adicionado dois Smurfs, Vexy e Hackus, ao número original de Smurfs. O modo de vestir dos Smurfs é, no geral, uniforme: o uso de um chapéu em formato de barrete frígio, da calça branca com um furo para sua cauda curta e de um par de calçado branco.

OS SMURFS

Desenho Animado 

A série dos Smurfs, produzido pela Hanna-Barbera Productions em associação com SEPP International S.A., foi ao ar originalmente pela NBC de 12 de setembro de 1981 a 2 de dezembro de 1989 (com reprises até 25 de agosto de 1990). O show se tornou sucesso da NBC, lançando quase todo ano especiais em spin-off durante praticamente todo ano. A série dos Smurfs foi nomeado múltiplas vezes pelo premio Daytime Emmy e ganhou o Outstanding Children's Entertainment Series em 1982–1983. A série ficou continuamente no sucesso até 1990, quando depois de uma década de sucesso, NBC cancelou devido a sua decrescente audiência e planos de estender a sua franquia matinal Today e criar uma edição de sábado, no entanto não o fizeram até 1992 (dois anos depois). A decrescente audiência resultou na mudança de formato, sendo a história da última temporada da série sobre uma viagem temporal, com o objetivo de torná-la mais educacional por ensinar história.

OS SMURFS

No Brasil, a série foi transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. O desenho é reprisado pelo canal Gloob em uma nova dublagem. Em Portugal, a série foi transmitida durante a mesma época pela RTP e posteriormente na TVI em 2005. A série foi reprisado no canal SIC K desde 2 de agosto de 2011 Filmes e curtas-metragens Em 1976, La Flûte à six schtroumpfs (adaptação da história original de Johan et Pirlouit) foi lançado. No Brasil, esse filme foi conhecido com o nome "Os Smurfs e a Flauta mágica". Outras longas-metragens foram feitas, como The Baby Smurf e Here are the Smurfs, criados de episódios do desenho animado produzido pela Hanna-Barbera.

OS SMURFS

Os Smurfs, produzido pela Sony Pictures Animation, feito em CGI e live-action, foi lançado em 29 de julho de 2011 nos cinemas e em 2 de dezembro do mesmo ano foi lançado em DVD e Blu-ray com o minifilme Os Smurfs: Um Conto de Natal. A sequência, Os Smurfs 2, foi lançado em 31 de julho de 2013. O minifilme Os Smurfs: A Lenda de Smurfy Hollow foi lançado em 10 de setembro de 2013. Em 2017 é planejado o lançamento do filme Get Smurfy.

 FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                                                 Abertura Os Smurfs

                                                        O centésimo Smurf • Os Smurfs

                                                         A rosa de Smurfette • Os Smurfs


>

Comentários