GRAPETTE

Grapette é a marca de um refrigerante com sabor de uva/framboesa pertencente à "The Grapette Company".

GRAPETTE

História 1930 – A fórmula do Grapette foi elaborada em 1930 pelo químico norte-americano Benjamin Tyndle Fooks, que elaborou um refrigerante gasoso com sabor de uva. 1939 – A marca é registrada e o direito autoral do Grapette passa a ser da “Sunset Liquor Company”. 1940 – O refrigerante é nomeado oficialmente como Grapette. 1942 – Um magnata do petróleo adquire o direito de comercializar o Grapette fora dos Estados Unidos. Neste ano, a América Latina começa a conhecer o refrigerante de uva. 1947 – É lançada a Orangette, com sabor de laranja. 1962 – É criada a “Grapette International, Inc.” para lidar com a franchising e as vendas da marca no exterior. 1965 – É criada uma linha com 5 sabores concentrados e congelados para re-venda, incluindo o Grapette. 1970 – A Companhia Grapette é vendida. 1977 – O refrigerante Grapette é comercializado em áreas limitadas, sendo quase extinto. 1998 – O cartaz da Grapette Diet, criado por uma empresa brasileira ganha o prêmio London International Advertiging Awards. 2000 – A “Grapette International, Inc.” re-adquire a marca de refrigerante Grapette.

GRAPETTE

A História no Brasil 1948 – O refrigerante Grapette foi lançado no Brasil em 1948 pela então companhia de Refrigerantes Guanabara, tornando-se o primeiro refrigerante com sabor de uva do país. 1953 – É construída uma fábrica em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, que passa a fabricar o refrigerante Grapette e laranjinha, posteriormente a fábrica descontinuou a produção, dando lugar à Fanta Uva e Laranja. A empresa Dore passa a fabricar e distribuir o refrigerante em João Pessoa, Natal e no interior dos dois Estados. 1961 – O grupo Anderson Clayton & Co fundam a GRAPETTE S/A, em São Paulo. 1963 – O slogan "Quem bebe Grapette repete" começa a ser veiculado no país. A fábrica em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul deixa de fabricar o Grapette, dando lugar à Fanta Uva e Laranja. 1973 – A empresa "Saborama Sabores e Concentrados Ltda." passa a ser detentora da marca e formulação do refrigerante em todo o território nacional.

GRAPETTE

1983 – A banda Blitz, lança a música Betty Frígida, sucesso na época e que faz referência ao refrigerante: (Hey Betty! Vamos tomar um Grapette?) 1989 – A empresa de refrigerantes Pakera compra 50% da marca no pais. 1998 – O cartaz "Canudo", criado pela Artplan para Refrigerantes Pakera / Grapette Diet, ganha o prêmio bronze no “IV Prêmio Promoção Rio”. 1999 – Em São Paulo, o mesmo cartaz do Grapette Diet ganha o prêmio “Anuário de Criação de São Paulo. 2008 – A empresa Riogran consegue exclusividade para revender no estado do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina o Grapette. 2013 - Em Minas Gerais, a Cia Del Rey de refrigerantes começa a produzir o refrigerante Grapette em duas versões (Tradicional e Zero). 2015 - Em Rondônia, a Dydyo Refrigerantes começa a produzir o refrigerante Grapette em sua versão uva e sua versão uva verde.

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Comentários