DANCIN' DAYS

Dancin' Days é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979, substituindo O Astro e sendo substituída por Pai Herói, em 173 capítulos. Foi a 21ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho e Marcos Paulo, com direção geral de Daniel Filho.

DANCIN' DAYS

Contou com Sônia Braga, Joana Fomm, Glória Pires, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, José Lewgoy, Cláudio Corrêa e Castro, Pepita Rodrigues, Milton Moraes, Mário Lago, Ary Fontoura, Beatriz Segall, Lauro Corona e Antônio Fagundes nos papéis centrais da trama.

DANCIN' DAYS

Antecedentes, roteiro e gravação O enredo veio de uma ideia de Janete Clair, chamada A Prisioneira. Para escrever Dancin' Days, Gilberto Braga usou do romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional, abordando os temas relacionados a discussão dos valores da classe média e das elites urbanas, que inauguraram o estilo do autor. Outra inspiração foi do filme estadunidense Os Embalos de Sábado à Noite, filme de 1977 de John Badham e estrelado por John Travolta que impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo.

DANCIN' DAYS

Janete Clair prestou uma colaboração informal a Gilberto Braga, Janete leu os capítulos durante a preparação da novela, balançou a cabeça com ar de reprovação e disse: "Aqui no capítulo 16, o mocinho tem de encontrar a mocinha e começar um romance, senão a novela não agarra. Os personagens principais, Júlia e Cacá, papéis de Sônia Braga e Antônio Fagundes, só se encontrariam depois do capítulo 25. Então Gilberto escreveu uma cena que acabou encaixada, para que os dois se conhecessem, se olhassem, se beijassem e se separassem.

DANCIN' DAYS

Censura Durante a exibição da novela a Censura Federal exigiu cortes e mudanças em roteiros e episódios gravados. Quando a emissora enviou à Brasília a sinopse e descrição dos personagens da nova novela das 20h, chamada provisoriamente de A Prisioneira, a censura emitiu seu parecer: só poderia passar depois das 22h. O Departamento de Censura de Diversões Públicas (DCDP) não achou adequado que a trama abordasse “a desagregação familiar gerada pela separação de casais” e “a situação do amor livre”, já que a protagonista era mãe solteira. A Globo fez alterações, e Dancin’ Days (já com o título definitivo) estava pronta para ser gravada. Mas, como era comum, o certificado de aprovação do governo não significava que a novela estava livre de cortes. O DCDP censurou ao menos 25 capítulos da trama. A maior preocupação era o linguajar dos personagens e as relações familiares e amorosas.

DANCIN' DAYS

Lançamento e repercussão Dancin' Days fez com que se espalhassem discotecas pelo país. Por causa dessa influência, a novela foi citada no documentário Muito Além do Cidadão Kane como um exemplo do poder da Rede Globo sobre o Brasil. Os telespectadores confundiam a realidade da ficção. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesma.’”

DANCIN' DAYS

Sônia Braga com sua personagem Júlia, influenciou a moda no Brasil, com suas roupas de cetim e meias soquetes de lurex. As meias eram meio fosforescentes, listradas e coloridas, com sandálias de tiras e salto alto, que viraram mania nacional. Para a marcante cena da volta triunfal de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging vermelha de cetim com listas laterais. Completando o visual, a personagem usava as sandálias de salto fino sobre as tais meias de lurex. Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino.

DANCIN' DAYS

Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). Por causa da novela, os voos de asa-delta, praticados pelo personagem Beto de Lauro Corona, deixaram de ser um hobby apenas da zona sul carioca.

DANCIN' DAYS

O produtor musical Nelson Motta, graças ao sucesso de Dancin' Days, reabriu sua discoteca em 1978 - dessa vez no alto do Morro da Urca. Ela narra em seu livro Noites Tropicais: "Todas as sextas e sábados três mil pessoas lotavam os bondinhos (...) Muita gente que confundia a novela com a discoteca, que imaginava 'estar' na novela, que esperava encontrar a Sônia Braga dançando na pista."

DANCIN' DAYS

Audiência Em sua exibição original, teve média geral de 59 pontos, sendo um grande sucesso dos anos 70. Sua menor audiência é de 42 pontos, alcançada no dia 16 de setembro de 1978.

DANCIN' DAYS

Dancin' Days

 "João e Maria" - Chico Buarque e Nara Leão "Amante Amado" - Jorge Ben "Antes que Aconteça" - Marília Barbosa "Guria" - Luiz Wagner "Dancin' Days" - Frenéticas "Hora de União (Samba-Soul)" - Lady Zu e Totó "Amanhã" - Guilherme Arantes "Agora É Moda" - Rita Lee "Kitch Zona Sul" - Ronaldo Resedá "Solitude" (Solitude) - Gal Costa "Copacabana" - Dick Farney Na fita cassete, a música "Copacabana" era a 6ª faixa.

DANCIN' DAYS

Dancin' Days - Internacional 

"Dancin' Days Medley (Night Fever / Stayin' Alive / You Should Be Dancing / Nights on Broadway / Jive Talkin' / Lonely Days / If I Can't Have You / Every Night Fever)" - Harmony Cats "Three Times a Lady" - The Commodores "Scotch Machine" - Voyage "The Wages of Sin" - Santa Esmeralda "You Light Up My Life" - Debby Boone "The Grand Tour" - Grand Tour "I Loved You" - Freddy Cole "Macho Man" - Village People "Follow You, Follow Me" - Genesis "Broadway Gypsy Lady" - Linda Clifford "Blue Street" - Blood, Sweat & Tears "Rio de Janeiro" - Gary Criss "Rivers of Babylon" - Boney M. "Automatic Lover" - Dee D. Jackson


FONTES: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 http://www.mundonovelas.com.br/
 http://memoriaglobo.globo.com/

                                                 Dancin' Days (1978) - Abertura em HD

                                                      Dancin' Days - Capítulo 17 (26/04/14)

                        Dancin' Days: Júlia dá um show de dança na pista da discoteca

Comentários