MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Milionário & José Rico foi uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil. Uma das mais famosas do país, conhecidos nacionalmente com a alcunha "As gargantas de ouro do Brasil". Com quarenta e dois anos de carreira, a dupla vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde de 1973. Além disso gravaram dois DVDs e dois filmes, Estrada da Vida, de 1980, e Sonhei com você, de 1988.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O sonho, em São Paulo Em 1970, coincidentemente Romeu e José foram para a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como "Hotel dos Artistas", onde artistas anônimos ficavam hospedados em busca da realização de um sonho, e se apresentavam em locais como circos para irem sobrevivendo até que a sorte os ajudasse a tornarem-se profissionais.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O primeiro encontro E não deu outra, em 1970, quando os dois se encontraram, no Hotel, ao serem apresentados, José Rico dizendo seu nome a Romeu, pois já tinha o apelido de José Rico, Romeu disse a ele "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário", em alusão ao "carnê milionário" do Baú da Felicidade do grupo Sílvio Santos. A partir daquele momento, o destino já havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973. Segundo entrevista recente no programa do Jô Soares, a dupla inicialmente tinha por nome "Tubarão e José Rico", quando se apresentaram no programa de calouros do Sílvio Santos foi que este os chamou de "Milionário e José Rico", em alusão ao "carnê milionário".

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O Estilo Musical A Dupla inovou assim como a dupla Pedro bento e Zé da estrada inovaram incluindo a sinfonia no sertanejo,Com simpatia de José Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo característico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeon, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O primeiro LP A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecler, com destaque para as músicas "Inversão de Valores" (Prado Júnior - João Armando Perrupato), "De Longe Também Se Ama" (José Rico - Jair Silva Cabral), "Paraná Querido" (Paulinho Gama - Goiá) e "Coração de Pedra" (Belmiro).

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O volume 2 No entanto, após o sucesso alcançado com o primeiro LP, Milionário e José Rico já haviam sido contratados pela Continental/Chantecler, gravadora que acabou sendo responsável pela quase totalidade dos discos da dupla. E em 1975, gravaram o Volume 2, intitulado "Ilusão Perdida" que é, por sinal, o disco preferido do Milionário! Destaque para "Ilusão Perdida" (Milionário - José Rico) e "Dê Amor Para Quem Te Ama" (José Rico - Peão Carreiro).

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Seqüências de gravações Vieram depois, o Volume 3, intitulado "Estrada Da Vida", em 1976, e o Volume 4, com o título de "As Gargantas De Ouro Do Brasil", em 1977, e o sucesso da dupla cada vez era maior. E ainda no mesmo ano de 1977, eles conheceram a consagração definitiva, com o estrondoso sucesso da Canção Rancheira "Estrada da Vida", de autoria do próprio José Rico, que foi faixa-título do LP Volume 5, e é sem dúvida, o maior sucesso da dupla.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Estrada da Vida - o filme A música "Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de trinta milhões de cópias e originou o roteiro do filme Na Estrada da Vida, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos, onde Milionário e José Rico interpretam eles próprios.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

As "gargantas" na China Com sucesso enorme em todo o Brasil, o filme Na Estrada da Vida conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China. Milionário e José Rico foram convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem naquele país no ano de 1985, uma excursão que durou um mês, num Intercâmbio Cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o "outro lado do mundo". Milionário & José Rico foi a primeira dupla brasileira que visitou esse país!

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

A separação Em 1991, após a gravação do LP Volume 20, intitulado "Vontade Dividida", ocorreu a separação da dupla por um período de três anos. Durante esse tempo, José Rico gravou dois discos.O último show da dupla em que foi anunciado a separação foi na cidade de Ipuã/SP. Com apresentação do locutor Eurípedes Apolinário de Ribeirão Preto, durante a gravação do seu programa "Afinando a Viola" (TV Record) na Feira da Bondade. Contratante, prefeito Nenem Montanher. Na hora o prefeito disse "está acontecendo neste momento a castração da música sertaneja". Durante o período de separação de José Rico, Milionário formou dupla com o Mathias (da dupla Matogrosso & Mathias), emplacando o sucesso "na segunda feira a noite", e também gravou um LP com o Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho).

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

O retorno Em 1994, Milionário e José Rico uniram novamente as suas forças e gravaram o LP Volume 21, com o título "Nasci Para Te Amar", o qual foi também lançado simultaneamente em CD, o primeiro da dupla. Nesse disco a dupla gravou uma música de autoria José Rico em homenagem ao inesquecível Ayrton Senna, que havia falecido tragicamente naquele ano.

MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

Atravessando gerações Em 2008 depois de cinco anos sem gravar disco nenhum a dupla lança o disco atravessando gerações incluindo Vontade dividida, Solidão, Decida, mostrando que realmente atravessou gerações. Morte de José Rico No dia 3 de março de 2015, morreu José Rico. Nascido em 29 de junho de 1946 faleceu aos 68 anos vítima de um infarto. Dupla com Marciano Com a morte de José Rico, Milionário, no ano de 2016 formou uma dupla com Marciano que até então seguia carreira solo após se separar de João Mineiro em 1993. A nova dupla recebeu o nome de Milionário e Marciano, gravando inclusive um DVD intitulado Lendas, no qual a dupla regrava sucessos de seus antigos duetos: Milionário & José Rico e João Mineiro & Marciano. A dupla se encontra em atividade.

VER MAIS: Wikipédia, a enciclopédia livre.


                                                  Milionário e José Rico - Sonhei com você

                                                "Estrada da vida", por Milionário e José Rico

                                                      Duas Camisas - Milionario e Jose Rico

                                                milionario e jose rico tempestade de paixao

                                                     Milionario e José rico Tribunal do amor

                                                    Milionário e José Rico Escravo Do Amor

                                            Milionário e José Rico - Jogo do amor 1980.avi

                                                       Milionário e José Rico - Fim Da Estrada

                                                  Milionario e José Rico Heroi da Velocidade

                                         Milionário e José Rico - Levando a Vida 1987

                                        VELHO CANDIEIRO-MILIONÁRIO E JOSÉ RICO

                                       Milionário e José Rico - Minha Volta / Sozinho na Estrada

                          Milionário e José Rico - De longe também se ama (clip raríssimo)

                                     Milionário & José Rico - Vá Pro Inferno Com Seu Amor

                                                         Milionario e Jose Rico - Eu menti

Comentários