BLACK KAMEN RIDER

BLACK KAMEN RIDER

Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku?, lançado no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 pela MBS e TBS.

BLACK KAMEN RIDER

Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade. Black Kamen Rider continuou sendo exibido até dezembro de 1994, além de ter sido lançada em VHS. No Japão, a série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas.

BLACK KAMEN RIDER

É a segunda série da franquia Kamen Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, e a única na qual a continuação continua com o foco no mesmo protagonista, Issamu Minami (Kotaro Minami no original). A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero da época, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão.

BLACK KAMEN RIDER

Atualmente, é transmitida na Ulbra TV, aos Sábados e Domingos, às 21h20min, assim como outros tokusatsus de muito sucesso no Brasil como Ultraman, Jiraiya, Jiban, Flashman e Jaspion.

BLACK KAMEN RIDER

Mesmo com o título de Black Kamen Rider erroneamente adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora. Entretanto, nos primeiros anúncios de estreia da série, o nome adotado era "Black Kamen Rider", mas por ser um tanto longo e difícil para criançada, resolveu-se simplificar para "Blackman".

BLACK KAMEN RIDER

Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido. A explicação é a seguinte: Os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, uma vez que as fitas originais eram sempre produzidas com dois episódios em cada uma, e, por este motivo, muitas das séries que possuem número ímpar de epísódios, por razões financeiras, não tiveram seu último episódio trazido ao Brasil, muito menos exibido. Vale ressaltar que cada fita era extremamente cara e, na visão dos importadores, um único episódio não justificava e/ou viabilizava a compra de uma nova fita. Também há a explicação de que o episódio não foi inserido no pacote final por erro da distribuidora.

BLACK KAMEN RIDER

De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (Episódio 36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence a Rede Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tóquio.

BLACK KAMEN RIDER

Em 8 de agosto de 2009, Black Kamen Rider teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.

BLACK KAMEN RIDER

Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, onde Black Kamen Rider tem uma pequena participação com Maskman, em que ambos enfrentam Shadow Moon e General Jark juntos.

BLACK KAMEN RIDER

No filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 lançado em 21 de março de 2015 no Japão, Tetsuo Kurata interpreta Black e também RX. Em julho de 2015, o ator Tetsuo Kurata veio ao Brasil, para o evento Anime Friends em São Paulo.

BLACK KAMEN RIDER

Dubladores brasileiros Issamu Minami/Black Kamen Rider: Élcio Sodré Kyoko Akizuki: Rosana Garcia Satie Kida: Rosa Maria Baroli Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon: Francisco Brêtas Akira Daimon (ep. 12): Tatá Guarnieri Suda Ryusuke: Flávio Dias Monstro Baleia: Ronaldo Artinic Professor Akizuki: Oswaldo Boaretto Pérola: Patrícia Scalvi Danker: Ricardo Nóvoa Baraom: José Parisi Júnior Doutor Kuromatsu: João Paulo Ramalho Doutor Suzuke: Francisco Brêtas (ep. 22) Saburo Sakata: Guilherme Lopes e João Paulo Ramalho Presidente Omiya: Ricardo Medrado (ep. 2 e 3) e Walter Breda Grande Rei: João Paulo Ramalho Taurus: Ricardo Pettine Narrador: Luiz Antônio Lobue Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral Estúdio: Álamo

                                                              Kamen Rider Black - Abertura

                                              Black Kamen Rider cap34 dublado completo

                                                                                                     Black Kamen Rider cap 32




> >

Comentários