FERRORAMA DA ESTRELA

FERRORAMA DA ESTRELA

O Ferrorama é um brinquedo produzido pela Manufatura de Brinquedos Estrela, com sucesso de vendas na década de 1980. O brinquedo consiste em uma ferrovia com uma locomotiva a vapor ou uma locomotiva elétrica ou ambas, dependendo do kit, e vários vagões acoplados, como vagão de carvão, de carga, de combustível, de passageiros. As locomotivas são movidas com duas pilhas. Séries O Ferrorama foi produzido em três séries:

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 Primeira geração (XP100 ao XP600) XP100 Lançado em 1979. O mais simples, consistia em uma locomotiva a vapor, um tender e vagão de carga. Os trilhos formavam um oval e tinha 2 postes e um sinaleiro sem escada, além de um comando de alavancas (presente em todos os modelos). XP200 Lançado em 1979, era maior que seu antecessor, tinha mais trilhos além de desvio curto. Possuía 3 postes além de um comando manual de marcha a ré. Tinha como novidade o vagão tanque. No lugar do sinaleiro sem escada, ele ja vinha com o sinaleiro com escada. XP300 Lançado também em 1979, não era muito diferente do XP200, porém vinham mais trilhos e formava uma roda, além de 5 postes,1 comando manual de marcha a ré e os 2 sinaleiros (com escada e sem escada). XP400 Bastante popular e um dos mais vendido, trouxe como novidade o vagão de passageiros. Possuía a mesma estrutura dos anteriores (sistema oval), mas com a rampa e a cancela. Tem 4 sinaleiros (2 com escada e 2 sem escada). XP500 Trouxe como novidade a locomotiva elétrica japonesa ED75. Possui circuito diferenciado. XP600 No mesmo padrão do anterior, porém a locomotiva vinha com faróis. O circuito é diferente do XP500, um pouco menor que o antecessor. Na verdade, o xp 600 foi lançado para substituir o xp 500.

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Segunda geração (XP1100 a XP1500) A segunda geração do brinquedo veio em 1984. Em todos os conjuntos desta série as locomotivas possuem faróis e sons de trens reais, exceto o XP1500. Nos modelos XP1100, XP1200, XP1300 e XP1500 possuem o mesmo circuito dos modelos da série anterior. O Circuito do XP1400 é diferente do XP400.

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Terceira geração (SL2000 a SL5000) A terceira geraçao dos ferroramas surgiu em 1987 com o modelo SL2000. SL2000 Diferentemente da série anterior (em que os menores ferroramas eram cargueiros), o SL2000 trazia o circuito do XP200/XP1200, mas um trem de passageiros no lugar de um cargueiro. As cores dos trens também foram alteradas. SL3000 As mudanças no circuito foi a maior novidade nesse modelo. O trem era o mesmo do XP300 e XP1300 porem com outras cores, mas o circuito era bem diferente. Possui 2 desvios ( um longo a direita e um duplo a esquerda) SL4000 Esse modelo traz bastante curiosidade em relaçao aos antecessores (XP400 e XP1400) Ao contrario com a versao SL2000, esse seguiu o caminho inverso ao ser o primeiro ferroama grande cargueiro. O XP400 e XP1400 sao passageiros. Possui uma pista ao estilo sistema em 8 (nao é um ferrorama oval) mas com uma ponte maior e 2 trilhos passando embaixo (no xp1400 passa apenas um). Ao contrario do XP400/XP1400, possui uma locomotiva eletrica no lugar da locomotiva a vapor, e um vagao com containers, a grande novidade do modelo, no lugar do vagao de passageiros. Possui 2 desvios, um longo a direita e um duplo a esquerda. SL5000 Esse modelo fecha a terceira geração dos ferroramas classicos.É o maior ferrorama ja fabricado pela estrela, e tambem o mais procurados pelos fãs do brinquedo. Seu traçado é um oval duplo intercalado. Possui 2 trens, sendo um de passageiros e um cargueiro. Alem da rampa possui a ponte (a mesma do XP500,XP600 e XP1500) na cor cinza. Possui um desvio longo a esquerda, (nos ferroramas mais antigos apenas o XP300 e XP1300 possuem esse desvio. O vagao de passageiros possui cores diferentes do modelo SL2000.

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Ferrorama Eletrônico Na década de 1990, a série passou por uma renovação, e os modelos SL4000 e SL5000 ganharam uma estação eletrônica, que reprodizia um som de trem de verdade (apito, sinos, sons de trem etc) quando o trem passava sobre ela. Esses dois ferroramas passaram a se chamar SL4000 Eletronico e SL5000 Eletronico. SL5000 Ediçao Beto Carreiro Em 1997 foi lançado uma edição especial do modelo SL5000, o unico ainda produzido ate entao, nascendo o modelo SL5000 Beto Carreiro. Essa versao era um SL5000, mas com varios cenarios do circo do empresario Beto Carreiro. Pouco depois, a serie deixa de ser produzida. Esses ferroramas classicos, derivam da versao japonesa chamada Super Rail Black, que possui uma frota grande de locomotivas vagoes e trilhos, porem vieram poucas peças para o Brasil em comparação com o original japones. Outros ferroramas Houve em 2007 um modelo comercializado com o nome ferrorama, mas nao era compativel com os da serie anteriior Tinha controle remoto porem os trilhos eram um pouco maiores que os tradicionais. Ferroramas no Mundo O Ferrorama original era fabricado pela Japonesa Tomy sob o nome de Super Rail Black, que concedeu a estrela direitos de fabricação. A mesma Tomy exportou para os E.U.A. sua versão americanizada, chamada Switch-a-Rail que possuía 4 modelos de circuito. A empresa espanhola Geyper, também lançou 3 modelos de circuito sob o nome de Geyper Tren Automático, com 2 cores de locomotiva diferente, nos moldes de licenciamento da Brinquedos Estrela. Existem modelos que não são necessariamente ferroramas, mas existe alguma compatibilidade entre eles.

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Volta Ferrorama A Estrela relançou o Ferrorama em Agosto de 2010[1]. A ideia surgiu diante de uma comunidade no Orkut criada em 2005 com cerca de três mil aficionados pelo brinquedo que vivem enviando e-mails e correspondências à marca para retomar a produção do Ferrorama. Observando isso, o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, lançou um desafio: se os fãs fizerem o trem do Ferrorama percorrer os 20 últimos quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela com 110 metros de trilhos arrecados pelos fãs, o brinquedo seria relançado no Brasil. A ação queria testar a fé dos fãs na volta do brinquedo.

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Durante a jornada, tudo foi narrado pelo twitter, facebook e orkut, além de vídeos no YouTube e fotos no Flickr, além de um hotsite para centralizar o conteúdo. Eles tinham que substituir as peças do fim e colocar na frente do trilho para que o Ferrorama não parasse. E, mesmo com sol, chuva, vento e outras adversidades, o fãs provaram sua fé e o Ferrorama voltou as lojas em Agosto de 2010. Mas isso não satisfez o público, que esperava o brinquedo ansiosos nas lojas, eles se decepcionaram, pois não era o ferrorama que eles conheceram nos anos 80, era na verdade um trenzinho chinês e apos várias reclamações,o primeiro ferrorama (xp-100) foi relançado só que com a carcaça do xp-1100 sem o led de lanterna.

                                                COMERCIAL FERRORAMA ANOS 80

                            Comercial Novo Ferrorama da Estrela - Locução: Fernando Silotto



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