COMANDOS EM AÇÃO ESTRELA

G.I. Joe é uma franquia de action figures americana produzida pela empresa de brinquedos Hasbro. No Brasil, sob o nome de Falcon e depois Comandos em Ação foi fabricada pela Estrela.

COMANDOS EM AÇÃO

G.I. Joe, conforme dizia na abertura do desenho, "é o nome-código da equipe de ataque mais ousada do mundo. Seu propósito: defender a liberdade humana contra a Organização Cobra, um impiedoso grupo terrorista determinado a dominar o mundo".

COMANDOS EM AÇÃO

Nos EUA, os brinquedos foram lançados em 1964 (pela Hasbro), com os bonecos de 12 polegadas (30cm). Em 1976 a linha foi cancelada. No Brasil, esses bonecos chegaram em 1978 pela Estrela e foram fabricados até 1984. Em 1982 a Hasbro deu início aos bonecos de 3 3/4 polegadas (10cm) e no Brasil, esses bonecos chegaram no mesmo ano em que a Estrela parava com os maiores (1984). Tendo sido fabricado e vendido até 1995.

COMANDOS EM AÇÃO

Na década de 1990 tanto a Hasbro quanto a Estrela voltaram ocasionalmente a vender os bonecos de 12".

COMANDOS EM AÇÃO

Em 2001, a Estrela lançou a coleção "Força de Ataque!", que usava os moldes do Falcon. Em 2002, a Gulliver importou alguns produtos lançados nos EUA. Em 2008, a Estrela, que detinha os direitos sobre o nome Comandos em Ação, encomendou direto da empresa chinesa Chap Mei alguns brinquedos da sua linha "Soldier Force" e renomeou como "Novos Comandos em Ação: Soldier". O contrato de 3 anos acabou sendo cancelado e só durou um ano no mercado.

COMANDOS EM AÇÃO

Em 2009, a própria Hasbro (já instalada no Brasil) importou alguns brinquedos da franquia para promover o filme em live action (que seria lançado naquele ano) no Brasil. O mesmo se repetiu em 2012, devido ao segundo filme que estreia em março de 2013.

COMANDOS EM AÇÃO

Foram lançados 124 bonecos no Brasil. Porém, devido a algumas variações em alguns bonecos, o número exato é controverso, dependendo muito do conceito que cada colecionador tem quanto ao que ele considera variação ou apenas ajuste de produção. A Estrela também chegou a produzir brinquedos da franquia para a própria Hasbro (mercado americano), por estar de posse dos moldes desejados e também para baratear o custo da produção.

COMANDOS EM AÇÃO

Ao contrário do que muito se fala no exterior, os bonecos produzidos pela Estrela eram compatíveis com os padrões americanos e em alguns pontos até melhores, como por exemplo os bonecos brasileiros raramente desbotavam, enquanto que os americanos tinham grande sensibilidade às ações do tempo. Por outro lado, dizia-se que o material brasileiro era mais frágil e quebrava dedões com maior frequência. Por ter feito muitos bonecos exclusivos (personalizados), os bonecos brasileiros se tornaram muito famosos internacionalmente, tendo alguns um elevado valor no mercado. Apesar de não ser o mais raro, o Cobra de Aço é um boneco incomum de se encontrar em perfeitas condições e por sua aparência se tornou o boneco brasileiro mais famoso mundialmente. Outros bonecos brasileiros muito famosos são o Cobra Invasor, Cobra (Soldado Cobra), Marujo e Forasteiro.

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                                      Comandos em Ação (Estrela) - 1988



>

Comentários