SAI DE BAIXO

Sai de Baixo é um sitcom brasileiro criada por Luis Gustavo e Daniel Filho, exibida nas noites de domingo pela Rede Globo entre 31 de março de 1996 e 31 de março de 2002.

Sai de Baixo fez muito sucesso em seu início, por se diferenciar dos demais humorísticos em exibição à época no Brasil. O formato do programa era diferente também das sitcoms norte-americanas, no sentido de que era bastante informal: por ser gravado no palco de um teatro paulistano, o Procópio Ferreira, estimulava assim a interação com o público. Os atores frequentemente interagiam com a plateia, esqueciam as falas ou riam das próprias situações que estavam encenando. Cada episódio era gravado 2 vezes, e na edição do humorístico eram misturadas as melhores imagens de cada gravação. Muitos dos erros eram editados e não apareciam no final, mas se fosse uma situação que desse graça à história poderia ir ao ar daquela forma.

Vavá (Luis Gustavo) encarnava um chefe de família desastrado e o síndico do edifício residencial em cujo 6° andar morava, Caco Antibes (Miguel Falabella) o genro, Magda (Marisa Orth), esposa de Caco, Cassandra (Aracy Balabanian) a mãe de Magda e uma ex-grã-fina que nunca deixou para trás o seu antigo estilo de vida, Edileuza (Claudia Jimenez) a empregada doméstica folgada e desbocada e Ribamar (Tom Cavalcante) o porteiro do edifício que se aproveitava do síndico Vavá.
O palco era a sala de estar de um apartamento localizado no 6° andar de um edifício residencial – apartamento esse com um sofá, uma mesa e uma estante próximas à cozinha, uma vista do Largo do Arouche pelas janelas das sacadas, um banheiro e portas que davam para fora, para os quartos, para o elevador panorâmico externo do edifício, para o banheiro, para a cozinha e um hall para os quartos (o de Vavá, o de Cassandra e o de Caco e Magda) – jamais mostrados. Em 1997, a cozinha começou a aparecer no cenário, porém no ano seguinte deixou de ser mostrada. Em 2000, 8 episódios foram filmados num café fictício chamado Arouche's Place: 7 episódios foram ao ar (apenas 1 episódio ficou engavetado), e logo depois o cenário voltou a ser o apartamento.
Ao fim de cada episódio as cortinas do palco se fechavam, como numa peça de teatro. Elas então abriam de novo, quando o elenco poderia ser ovacionado pela plateia.

Apenas um episódio foi apresentado ao vivo, Toma que o Filme é Teu, em 1998. Como não havia maneira de editar erros, os atores tentaram improvisar ao mínimo, evitando também usar palavras chulas. Foi tratado como um evento de gala pela emissora, que convidou uma audiência VIP para o show.
Em 2001, a Rede Globo decidiu encerrar a produção de Sai de Baixo. Para tristeza de parte do elenco, em especial seu idealizador Luis Gustavo, o último episódio do humorístico foi gravado em 18 de dezembro de 2001 e exibido em março do ano seguinte.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


                                                      Abertura Sai De Baixo (1996 - 1997)


                                                     Abertura Sai De Baixo (1998 - 1999)

                                             Sai de Baixo - 2x30 - Casando e Andando

                                          Sai de Baixo - 1x11 - Dona Caca Vem Aí (DVD)

                                             Sai de Baixo - 2x23 - As Gordas de Copacabana


>

Comentários