HAWAII 5-0

HAVAI 5-0

Hawaii Five-O (no Brasil, Havaí Cinco-0; em Portugal, Hawai Força Especial) é um seriado de televisão norte-americano do gênero policial, criado por Leonard Freeman, estrelado por Jack Lord e produzida por Leonard Freeman Productions (Até a 6ª Temporada) e pela emissora de televisão CBS.
HAVAI 5-0
Foi exibido por 12 temporadas, entre 1968 e 1980, num total de 283 episódios (284 foram produzidos). Na série, em meio ao clima paradisíaco das ilhas havaianas, existe um violento submundo que precisa ser combatido por uma divisão de elite 5-0, a polícia estadual, que enfrenta sabotadores, justiceiros, revolucionários, entre outros criminosos, incluindo o vilão Wo Fat. Seu tema musical foi composto por Morton Stevens, e é popular até os dias atuais. Na maioria dos episódios, Steve McGarrett dizia a seu subordinado Danny Williams "Book'em Danno" (prende-o, Danno), uma frase muito popular nos EUA.
HAVAI 5-0
Havaí 5-0 era uma equipe policial do governo, sendo o nome uma homenagem ao estado, o 50º dos EUA. Era liderada por Steve McGarrett (Jack Lord), um oficial da Marinha aposentado que foi indicado pelo governador Paul Jamenson (Richard Denning). Faziam parte do 5-0 Dan Williams (James MacArthur), Kono Kalakaua (Zulu) e Chin Ho Kelly (Kam Fong).
HAVAI 5-0
Na 5ª Temporada, o sargento do departamento de polícia de Honolulu Duke Lukela (Herman Wedemeyer) se juntou à equipe, assim como Ben Kokua (Al Harrington), que substituiu Kono. Na 7ª Temporada, entra em cena o detetive Frank Kamana (Douglas Mossman), que substitui Ben Kokua. Na 8ª, o Sargento Duke Lukela é promovido a detetive da 5-0.
HAVAI 5-0
E na 12ª temporada, entraram na série James "Kimo" Carew (William Smith), Lori Wilson (Sharon Farrell) e Truck Kealoha (Moe Keale). A equipe Cinco-0 tinha de três a cinco membros, uma equipe muitíssimo pequena para uma Polícia Estadual. As secretárias eram May (Maggie Parker), Jenny (Peggy Ryan-Sherman) e Luana (Laura Sode). Os cientistas forenses eram Che Fong (Harry Endo, Temporadas 1-10), Iolani (10ª Temporada) e Henry (Temporadas 11-12). O legista era o Dr. "Doc" Bergman (Al Eben, Temporadas 2-11). O promotor público era o John Manicote (Glenn Cannon, Temporadas 5-9).
HAVAI 5-0
Durante as 12 temporadas, McGarrett e o 5-0 investigaram os mais diversos crimes, prenderam agentes secretos internacionais e criminosos, além de desmantelar sindicatos mafiosos. Para tanto, em vários episódios, McGarrett e outros policiais se disfarçaram para penetrar nessas organizações. O maior vilão e inimigo número 1 de McGarrett era o oficial de inteligência chinês Wo Fat (Khigh Dheigh). A 5-0 não conseguiu prendê-lo até o último episódio da série. Fora Wo Fat, havia outros importantes vilões, como a família Vashon, formada por Chris Vashon (Morto por McGarrett), Honore Vashon (Preso) e Dominic Vashon (Suicidou-se). Também havia Tony Alika (Ross Martin), chefe da maior máfia havaiana, a "Kumu".
HAVAI 5-0
Produção A CBS produziu o seriado, e o transmitiu de 20 de Setembro de 1968 a 4 de Abril de 1980. O seriado foi inteiramente filmado no Havaí. As cenas internas eram gravadas em um pequeno estúdio militar na 1ª Temporada, e 2ª foi construída um estúdio, o Hawaii Film Studio, em Pearl City, próximo a Pearl Harbor. Por sorte, havia muitas cenas externas, que eram feitas nas exuberantes paisagens locais. Poucos episódios foram filmados fora do Havaí, mais notavelmente em Los Angeles, Singapura e Hong Kong. Fala-se que com o sucesso do programa, principalmente nos anos 70, o número de turistas aumentou no estado Havaí. Isso porque a série servia como um cartão-postal.
HAVAI 5-0
Muitos famosos apareceram na série, como Ricardo Moltalbán, Ross Martin, Christopher Walken, George Lazemby, Gavin McLeod, Kurt Russell, Herbert Lom, Jeff Daniels, Tommy Sands, James Gregory, Leslie Nielsen, Nehemiah Persoff, Simon Oakland, Sal Mineo, e Victoria Principal, entre outros. Há alguns detalhes realistas que devem ser ressaltados: Ao contrário de muitas séries e filmes, em que o telefone começa com 555, a equipe 5-0 tinha um número verdadeiro: 732-5577. Depois que a série acabou, em 1980, a CBS exibiu a 12ª temporada da série de madrugada, com o nome McGarrett. As outras temporadas já eram exibidas, com o nome original.


                                                          Havaí 5-0 - Abertura Dublada (3)
> >

Comentários