CHISPITA

CHISPITA

Chispita é uma telenovela mexicana infantil produzida por Valentín Pimstein, e foi exibida Canal de las Estrellas entre 15 de novembro de 1982 e 19 de agosto de 1983. A história é uma daptação da telenovela argentina Andrea Celeste, obra original de Abel Santa Cruz e produzida em 1979.
CHISPITA
Foi protagonizada por Lucero, além das participações de Angélica Aragón e Enrique Lizalde e antagonizada por Renata Flores. Foi exibida pelo SBT pela primeira vez entre 12 de março a 3 de novembro de 1984, tendo diversas reprises (5 ao total). A também rede brasileira CNT exibiu Chispita em 1997.
CHISPITA
Sinopse María Luisa (Angélica Aragón) e seu marido sofrem um terrível acidente, no qual o marido morre e ela perde a memória. Após o acidente, María Luisa não lembra que tem uma filha, Isabel (Lucerito), que se torna órfã e é levada para o orfanato do Pe. Eugenio (Gastón Tuset). Quando Isabel faz 10 anos, é adotada por Alexandre (Enrique Lizalde), homem respeitável, generoso, viúvo e com dois filhos: João Carlos e Lili (Usi Velasco). Quando Isabel é levada à casa, imediatamente se identifica com Glória (Alma Delfina), a empregada, que se torna sua grande amiga, assim como João Carlos, o que não acontece com Lili e Irene (Renata Flores), sua tutora, e as duas tornam a vida impossível para Isabel. Como um milagre, Bertha (Hilda Aguirre) aparece, ela é irmã de caridade que leva Maria Luisa para trabalhar no orfanato em que Isabel viveu por anos e ainda freqüenta. Bertha quer convencer Isabel a procurar sua mãe dela, devido a seu estranho desaparecimento. Entanto, María Luisa tem outro nome, todos a chamam como Lucía, devido à sua falta de memória.
CHISPITA
Elenco Lucero .... Isabel "Chispita" Enrique Lizalde .... Alejandro de la Mora Angélica Aragón .... Lucía Roxana Chávez .... Olga Aurora Clavel .... Flora Elsa Cárdenas .... Hermana Socorro Leonardo Daniel .... Juan Carlos Alma Delfina .... Gloria Josefina Escobedo .... Directora Rogelio Guerra .... Esteban Javier Herranz .... Braulio Luz María León Manuel López Ochoa .... José Alberto Mayagoitia .... Ángel Guardián Inés Morales .... Pilar Beatriz Moreno .... Lola Nailea Norvind .... Sarita Renata Flores .... Irene Marta Resnikoff .... Alicia Roberto Sosa .... Pecas Gastón Tuset .... Padre Eugenio Usi Velasco .... Lili Jorge Victoria .... Benito Aurora Cortes .... Jesusa Samuel Molina .... Rogelio Letícia Calderón Arturo Peniche Hilda Aguirre .... Tia Beatriz Dina de Marco Rafael del Villar Lorena Rivero .... Mabel Marco Muñoz .... Doctor Torres Lucero León Virginia Gutiérrez David Rencoret Lucero Lander
CHISPITA
Curiosidades No Brasil, teve diversas reprises (7 ao total), as últimas reprises pelo SBT foram em 1992 e em 1996. A novela também foi reprisada no ano de 1997, pela CNT em vários horários. Durante a reprise de 1992, o SBT relançou a trilha sonora de 84 com capa nova. Lucero protagonizou a trama na época em que seu nome artístico era Lucerito. Enrique Lizalde e Angélica Aragón participaram da trama. Durante muito tempo, esta foi a única novela de Lucero exibida no Brasil, até Lazos de Amor, em 2006 .
CHISPITA
Quando a novela foi exibida pela primeira vez, o sucesso foi tão grande que a emissora passava os capítulos a conta-gotas. Tanto que Chispita, mesmo sendo uma novela curta, ficou no ar de março a novembro de 1984, sendo exibida em dois horários. O desempenho da trama surpreendeu a própria Lucero, que confessou numa entrevista a Augusto Liberato, no Viva a Noite, em 1986 não imaginar que Chispita no Brasil teria a mesma repercussão no México. Já em 1992, a novela ficou no ar durante quatro meses, do início de agosto ao final de novembro, mas com exibição de uma hora.
CHISPITA
A abertura original da novela é um plágio da abertura de Pai Herói, novela de Janete Clair, exibida pela Rede Globo em 1979. Nas duas aberturas, era feita a montagem de um quebra-cabeça, cuja gravura era uma criança em um bosque. Ao final, sempre faltava a peça que representa o pai ou a mãe. Havia ainda, nos dois casos, créditos em ângulos. A Folha fez uma comparação política entre o programa do Maluf e a novela, dizendo que primavam baixo nível técnico.



                                                                  Chispita (Televisa 1982)






<

Comentários