BUGGY GLASPAC

BUGGY GLASPAC

A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, como uma das pioneiras na produção de artigos de fiberglass. Donald é um paulistano que viveu algum tempo na Inglaterra, onde conheceu de perto a utilização deste novo material. Nos primeiros tempos, a Glaspac fabricou peças para onibus e caminhões da Mercedes Benz.
BUGGY GLASPAC
A história da Glaspac nos buggies, ocorreu em 1968, quando um amigo de infância de Donald, Gerry Cunningham chegou da Inglaterra com a idéia de produzir buggies sobre plataforma de fusca, que já haviam desembarcado na ilha bretanha, depois de um rápido sucesso na Califórnia, com a invenção genial de Bruce Meyers.
BUGGY GLASPAC
Existem algumas informações desencontradas sobre a licença que a Glaspac teria tido para copiar o Manx, aqui no Brasil. A Enciclopédia do Automóvel (Editora Abril) fala que houve esta autorização. O Manx Club, em contato através de email, diz que Bruce Meyers não se lembra de ter dado tal autorização. Numa reportagem de AutoEsporte da época , não se fala em autorização, mas sim que o design é "inspirado" no Manx e no Empi.
BUGGY GLASPAC
Este buggy não tem absolutamente nada do Empi! Dizer que o Glaspac não copiou integralmente o Manx II, é forçar um pouco: há uma pequena diferença no capô do buggy e nas laterais esculpidas, mas com efeitos apenas estéticos. A carroceria é absolutamente igual!

FONTE: http://www.planetabuggy.com.br/classicos/glaspac/index.htm



Comentários